Disciplina de Psicologia da Educação

 

Objectivos da disciplina…

 

 1. Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais.

2. Promover o aprofundamento de conhecimentos nos domínios do ensino e da aprendizagem, tendo em vista a sua aplicação no exercício da actividade futura de educador.

3. Dotar os estudantes de “ferramentas” diversificadas que lhes permitam cumprir com sucesso os objectivos da sua actividade profissional em diferentes contextos.

 

Nossos objectivos enquanto professores…

 

 

 

 

Promover… “fazer andar para frente”

Provocar… “dar a voz ao outro”

Emancipar… “tirar a mão debaixo”

Como chegar “LA”? …

 

Alguns princípios…

 

  1. Propor metas alcançáveis em todos os domínios (motor, afectivo)
  2. Criar um clima democrático, participativo e agradável
  3. Procurar a homogeneidade e a coesão do grupo
  4. Fomentar a cooperação em vez da competitividade, fazendo com que cada um se sinta corresponsável pelos êxitos do grupo
  5. Dar responsabilidades aos alunos, fazendo-os acreditar que são capazes e competentes
  6. Mostrar interesse por cada aluno (ouvindo-o com atenção)
  7. Usar o elogio e não a crítica
  8. Corrigir a acção, não a pessoa
  9. Valorizar o esforço e o processo
  10. Dar oportunidades para que cada um mostre a sua valia
  11. Não comparar com os companheiros mas com o processo

 daptado de Isabel Balaguer

 Competências:

 

Ser professor implica saber olhar e ouvir, saber comunicar consigo e com os outros; implica ainda saber partilhar e trabalhar em equipa, percebendo bem qual o contexto em que está inserido de forma a ser capaz de adequar os métodos a utilizar e as actividades a propor.

Serão essencialmente estas as competências que pretendemos trabalhar com os alunos.

Resultados da aprendizagem:

 

Pretendemos que todos os alunos atinjam os objectivos desta unidade curricular e que executem com entusiasmo e eficácia as tarefas que vão ser pedidas de forma a conseguirem obter classificação final positiva.

Pretendemos desta forma que todos consigam melhorar as competências referidas no ponto anterior.

 

Avaliação… (exame final: 40%; avaliação distribuída: 60%)

 

A avaliação distribuída corresponde a 60% da nota final e compreende:

  • A realização e apresentação de trabalhos (individuais e/ou em grupo).
  • Mini-testes sobre temas abordados nas aulas.
  • Níveis de assiduidade e de participação activa dos alunos nas aulas.

 

        O exame final corresponde a 40% da nota final.

 

Obrigatório obter no mínimo 9,5 valores em cada componente

 

 

        Componentes da avaliação distribuída…

 

Elaboração de um Dossier Individual sobre as aulas (formato…p.ex… “portefólio digital”), onde “cabe” tudo o que o aluno quiser…

  • Registos e reflexões das aulas;
  • “Diário das aulas e do semestre”;
  • Pesquisas sobre as diferentes temáticas (livros, artigos, sites, vídeos, fotografias, noticias,…);
  • Fichas de leituras (de, pelo menos, dois livros).

 

        Realização de trabalhos de grupo:

 

  • Sobre as regras
  • Sobre o Teatro-Debate
  • Sobre algumas das diferentes Teorias relacionadas com a Psicologia da Educação
  • …,…

Realização de dois “mini-testes” ao longo do semestre

 

Programa

1. DESPORTO, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO POSITIVO
1.1. Promoção da saúde, do desporto e dos estilos de vida saudáveis
1.2. O desenvolvimento positivo através do desporto
1.3. Estratégias para a intervenção

2. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2.1. Os conceitos
2.2. Nomes que fizeram/fazem a história da psicologia da educação
2.3. Principais teorias no âmbito da Psicologia da Educação
2.4. Os processos de ensino e de aprendizagem

3. O PROFESSOR
3.1. Características e formação dos professores
3.2. A comunicação e a importância das relações interpessoais
3.3. O processo de socialização
3.4. Estratégias para a intervenção

4. A ESCOLA INCLUSIVA
4.1. O papel do professor na escola inclusiva
4.2. As dificuldades de aprendizagem e a sobredotação
4.3. (In)disciplina, comportamentos assertivos e disruptivos
4.4. Estratégias para a intervenção


 

Métodos de Ensino

Método expositivo para enquadramento e aprofundamento dos temas. Método participativo com reflexões críticas, debates e trabalhos de grupo.

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

 

Obtenção de Frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.

 

Cálculo da Classificação Final

A avaliação do nível de conhecimentos adquiridos nas aulas inclui uma avaliação distribuída e um exame final.

A avaliação distribuída corresponde a 60% da nota final e compreende:

·         A realização e apresentação de trabalhos (individuais e/ou em grupo)

·         Mini-testes sobre temas abordados nas aulas

·         Níveis de assiduidade e de participação activa dos alunos nas aulas.

·         O exame final corresponde a 40% da nota final.


Não está prevista a figura de exame oral. A nota mínima em qualquer das avaliações é de 9.5 valores. A média dos dois momentos de avaliação deve ser igual ou superior a 9.5 valores, caso contrário o aluno terá de realizar a sua prova escrita na época de recurso. A nota mínima desta prova escrita é de 9.5 valores.

 

 

Provas e Trabalhos Especiais

No caso de alunos trabalhadores-estudantes que não participem em pelo menos 75% das aulas leccionadas, em substituição da avaliação distribuída, terão de ser realizados trabalhos individuais com apresentação, sobre temáticas a acordar com o professor. Os alunos terão de contactar o professor no início das aulas de forma a calendarizarem a realização das diferentes tarefas.

 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade. No caso de alunos trabalhadores-estudantes que não participem em pelo menos 75% das aulas leccionadas, em substituição da avaliação distribuída, terá de ser realizado um trabalho individual, sobre uma temática a acordar com o professor.

 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.