Aula 8:  14-10-2010

Sumário:

  • Organização por grupos no pavilhão de ginástica rítmica, cada grupo fez uma ponto de situação dos trabalhos e fez um síntese do trabalho realizado até aqui;
  • Apresentação dos tópicos síntese de cada grupo á turma.

 

 O objectivo desta aula foi juntar todos os grupos de trabalho num local onde pudessem estar todos os grupos separados a trabalhar, e para isso fomos para o pavilhão de rítmica, eleito várias vezes pelo professor Nuno como espaço agradável para algumas actividades em grupos. Pelo facto de ser um espaço grande onde existe espaço para todos os grupos se reunirem. Juntamo-nos para realizar uma síntese da teoria que cada grupo estava a trabalhar, e no final um representante de cada grupo apresentou a síntese para a turma.

 

Teoria Vygotsky

 

 (Grupos 6,7 e 8) 

 

  • Funções psicológicas superiores e elementares;
  • Os mediadores;
  • O sujeito molda-se no meio ambiente e o meio ambiente no sujeito;
  • Apropriação – aquilo que nós adquirimos da cultura;
  • Entre o mundo interno e externo não existe diferenciação, não se juntam;
  • Existência de dois tipos de mediadores: instrumentos e signos.

 

 

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo

 

(Grupos 4 e 5)

 

  • Assimilação, acomodação e assimilação;
  • Uma relação existente entre a teoria de Piaget e a de Vygotsky;
  • Estuda o desenvolvimento humano nos vários aspectos;
  • Conhecer as características comuns dos sujeitos e também as individualidades;
  • Piaget dá mais importância ao papel do sujeito, é mais construtivista do que
  • Vygotsky que é mais interaccionista, este salienta mais o meio, a interacção do sujeito com o meio.

 

      Teoria da Psicologia da Personalidade

 (Grupos 9 e 10)

 

  • O carácter, temperamento e o traço;
  • Nossa forma de agir, pensar;
  • Teoria de Eric Fromm;
  • Permite a descoberta do “eu”, de como eu sou realmente;
  • Necessidades da população Humana: relacionamento, identidade, individualidade, orientação;
  • A personalidade constrói-se através das oportunidades dadas pela Sociedade.

 

    

       Teoria do Behavourismo

 

(Grupo 1, 2 e 3)

 

  • Recorre ao método experimental;
  • Um estímulo é que leva a um conjunto de sensações;
  • É o estudo do ser Humano desde que ele nasce até que morre;
  • Resposta implícita ou resposta explícita;
  • A resposta é tudo o que o ser humano faz;
  • O comportamento é um conjunto de respostas do que o ser humano faz;
  • Estuda o Homem como ser individual, não como um todo;
  • Um estímulo do meio origina uma resposta corporal;
  • Comportamento operante;
  • Comportamento pode ser considerado como um estímulo positivo ou negativo;
  • Comportamento operante (o caso do sol, fechamos os olhos);
  • Discriminação - capacidade de descrever diferenças entre estímulos e reagir de maneiras diferentes.