Aula 2:  23-09-2010

 

Sumário:

  • Apresentação dos objectivos da disciplina, programa curricular;
  • 1º Trabalho de grupo – síntese sobre as “Regras… a respeitar por todos…”
  • Organização aleatória de grupos;
  • Pausa de 20 minutos para debater sobre as regras a cumprir nas aulas;
  • Organização para o 2º trabalho

Objectivos da disciplina…

 

1. Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais.

2. Promover o aprofundamento de conhecimentos nos domínios do ensino e da aprendizagem, tendo em vista a sua aplicação no exercício da actividade futura de educador.

3. Dotar os estudantes de “ferramentas” diversificadas que lhes permitam cumprir com sucesso os objectivos da sua actividade profissional em diferentes contextos.

 

 

 

Nossos objectivos enquanto professores…

 

 

Promover… “fazer andar para frente”

Provocar… “dar a voz ao outro”

Emancipar… “tirar a mão debaixo”

 

 

 

Regras… a respeitar por todos…

 

 

 

1º Trabalho:

Síntese sobre as regras a cumprir dentro da sala de aula/auditório para o bom funcionamento.

 

Enviar um email ao professor.

  1. Constituição aleatória dos grupos;
  2. 20 Minutos para fazerem uma síntese sobre as regras que entendem devemos estipular para que as nossas aulas funcionem bem. Escrevem essa síntese num A4,um dos alunos depois envia por email para o professor a síntese do seu grupo;
  3. Será depois feita uma síntese das sínteses.

 

 

2º Trabalho:

Escrever uma história sobre Promoção do Desporto, Actividade Física e Saúde, criar uma situação onde as crianças possam identificar o problema existente.

 

  1. Constituição aleatória dos grupos;
  2. 1ª Reunião para se conhecerem, trocarem contactos e partilharem ideias sobre histórias que se podem contar;
  3. Até à próxima aula aprofundam ideias e decidem qual o tema a apresentar;
  4. Na próxima aula haverá um espaço de tempo para se organizarem e ensaiar;
  5. A ideia será apresentarem as histórias na aula de 5ª feira, dia 30 de Setembro.

 

 

Reflexão da aula:

 

No início do ano lectivo, como sendo um aluno novo numa nova faculdade para mim é natural conhecer pouca gente e ter algumas dificuldades em saber como funciona esta faculdade e em conhecer os “cantos á casa”.

Numa das primeiras aulas desta disciplina fiquei contente com a forma como o professor organizou os grupos de trabalho, de uma forma aleatória para formar grupos diferentes e de integrar os novos alunos, onde neste caso eu no inseri. É uma forma simples e rápida de formar grupos, atribuição de um número de 1 a 12 a todos os alunos, feita pelo professor, todos os alunos que têm o mesmo número formaram um grupo. Mas mesmo assim, eu fiquei com algum receio por não conhecer quase ninguém e de ter que trabalhar com pessoas que nunca tinha trabalhado antes.

Feitos os grupos, juntamo-nos nas mesas do bar. De uma forma simples e rápida fizemos uma breve apresentação pessoal, individualmente dissemos o nome, de onde vínhamos e na faculdade que tínhamos estudado. Logo aqui foi bom porque já tive um primeiro contacto com novos colegas e diferentes pessoas, depois de um pequeno momento para trocar algumas palavras e de socializar um pouco prosseguimos com o trabalho. Foi relativamente fácil conseguir debater sobre o assunto pretendido e cumprir a tarefa proposta pelo professor.

Realço assim o importante que é trabalhar em grupo e as vantagens que temos em trabalhar com pessoas que não conhecemos, podemos ouvir diferentes pontos de vista e diferentes formas de pensar, e também conhecer os nossos colegas. Situação esta que seria muito mais difícil se o professor não adoptasse esta estratégia, pelo facto de ser uma turma muito grande.

 

Unidade curricular

Unidade Curricularsigarra.up.pt/fadeup/disciplinas_geral.FormView?P_CAD_CODIGO=EEf24&P_ANO_LECTIVO=2010/2011&P_PERIODO=1S

Doc. de apoio

Aula 2.pdf (261,6 kB)