Aula 10: 21-10-2010
Sumário:
- Continuação do visionamento do filme.
- Discussão sobre o filme;
- Realização de uma síntese em grupo sobre os pontos relacionados com o filme e com a teoria que estudamos;
Continuamos a ver a parte do filme que faltava até ao fim, e no final trocamos algumas ideias sobre este filme e debatemos os pontos fortes e mais relevantes.No final da aula fomos para o pavilhão de ginástica rítmica para fazer uma síntese em grupo sobre os pontos relacionados com o filme e com a teoria que estudamos, no meu caso sobre a teoria de Vigotsky para apresentar á turma na próxima aula.
Discussão
Este filme não foi comercializado no Brasil nem passou nos cinemas nem nas televisões públicas, pelo facto de relatar para os habitantes brasileiros muitas das realidades deste país. E os habitantes deste bairro de lata podem reagir de forma agressiva em relação ao filme que retrata a sua realidade, e por vezes não é fácil encarar uma realidade dura e crua. O filme circulou mais por dentro das faculdades brasileiras pelo facto de nestes locais existir uma maior consciencialização da realidade, e de não ser tão provável gerar conflitos dentro destes locais.
Reflexão individual sobre o filme
Analisando o filme, segundo a teoria que nos estamos a estudar (Vigotsky). Eu destaco a parte que o autor relata que o “Homem nasce como uma falha de papel em branco”. A folha de papel em branco refere-se á personalidade que ainda não foi construída, e que vai depender de vários factores, e o que mais será relevante é o meio social onde uma criança está inserida. E neste caso, se uma criança nasce num meio conflituoso e com vários problemas sociais, com uns pais com uma educação podre e com maus princípios, serão factores encaminhadores para uma personalidade rebelde e pouco assertiva. Se no caso contrario uma criança nasce num bairro civilizado e bem-sucedido, tem uns pais educados e exemplares, será uma criança que construirá certamente uma personalidade consistente, forte, e com bons ideais.
No Brasil contemporânea, a sociedade média alta tem uma atitude de negação e repressão perante os pobres e os pretos. Não lhe dão oportunidades para terem sucesso e para fazerem uma vida social activa, dita normal.
Os pobres estudam em escolas públicas porque não têm dinheiro, mas estas escolas têm um nível de ensino muito fraco. Quando terminam o ensino obrigatório e querem ir para a faculdade, não conseguem entrar na pública porque para lá entrarem precisam de passar em exames nacionais com um grau de exigência muito elevado, e estes não têm este nível porque tiveram uma educação débil. Assim geralmente não conseguem tirar formação académica superior.
Os ricos, estudam em escolas privadas de qualidade, tiram boas notas e entram nas melhores universidades publicas, que têm melhores condições que as privadas.
A maior dor para os pobres é …
“Pensar” – para os pobres é o que mais lhe provoca dor e angústia, porque quando pensam, lembram os seus problemas e a miséria que passam, assim SOFREM …
Ideias Principais do Filme
(síntese de grupo)
À luz do filme “Quanto Vale ou é por Quilo?” que visionaram na aula de Psicologia, que paralelo é que fazem com as Teorias da Aprendizagem?
- O desenvolvimento do indivíduo acontece de acordo com o contexto sócio-histórico onde se encontra inserido (o filme retrata dois períodos de tempo em simultâneo: o tempo actual e o tempo da escravatura);
- “Vocês não podem entrar na minha propriedade!”, “O escravo é meu!” – as pessoas, neste caso, os escravos, são considerados como objectos (interacção sujeito-objecto); processo de apropriação dos escravos;
- Os comportamentos do indivíduo resultam do contexto onde se encontram inseridos (contraste de exemplos: numa das cenas do filme, as crianças destroem a sala dos novos computadores, já noutra cena, crianças muito bem-educadas, com um comportamento exemplar, junto dos pais num restaurante). A personalidade vai sendo construída no contacto com os outros, com a sociedade que nos envolve. O meio social onde uma criança se encontra inserida é um entre os muitos factores relevantes na construção da sua personalidade. E neste caso, se uma criança nasce num meio conflituoso, associado a vários problemas sociais, com uns pais e uma educação precária, com maus princípios, virá a desenvolver uma personalidade rebelde e pouco assertiva. Se no caso contrário, uma criança nasce num bairro civilizado e bem-sucedido, tem uns pais educados e exemplares, será uma criança que construirá certamente uma personalidade consistente, forte, e com bons ideais;
- A teoria construtivista de Vygotsky (sócio-histórica, sócio-interaccionista) defende ainda que o ser humano interage com o meio ambiente respondendo aos estímulos externos, analisando, organizando e construindo o seu conhecimento num processo contínuo de fazer e refazer. Também no filme, podemos ver que as personagens quando nascem num determinado meio social ou com uma determinada cor de pele vivem o estigma e o preconceito, sendo muito difícil reverter esta situação. Assim, vivem segundo determinadas ideias pré-concebidas que lhe são impostas pela sociedade, ou pelo meio em que estão inseridos;
- O desenvolvimento das funções psíquicas das personagens ocorrem a partir da prática, nas relações que os seres humanos estabelecem entre si, bem visível no decorrer do filme;
- O indivíduo não é apenas o produto do ambiente, nem resultado das suas disposições internas, mas uma construção própria, produzida no dia-a-dia, como resultado da interacção entre o ambiente e as suas disposições internas;
- Na parte final do filme, há uma mudança de comportamento que resultou, não só da interacção com os outros num determinado meio, mas também dos processos psicológicos superiores (por exemplo, raciocínio; pensar na própria acção e não se limitar a fazer aquilo que a sociedade quer);
- As relações de dominância funcionam como mediadores. Neste caso, a figura dominante é o próprio contexto da sociedade. As relações entre dominados e dominadores influenciam no desenvolvimento do sujeito.