Uma doença crónica considerada pelas Nações Unidas “a epidemia do século XXI”, afecta um em cada dois portugueses. Vá até à Meia Praia (Lagos), à Rocha, Monte Gordo, Quarteira ou praia dos Pescadores (Albufeira) para saber mais.
Campanha “Lute contra a obesidade escolha a vida” nas praias
Até 15 de Agosto a ADEXO – Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal promove uma campanha de sensibilização sobre a obesidade em 14 praias do país, sob o lema “Lute contra a obesidade, escolha a vida”, que pretende alertar para esta doença crónica, considerada pelas Nações Unidas “A epidemia do século XXI”.
Como motivação para esta acção de sensibilização a ADEXO cita números: 1 em cada 2 portugueses tem excesso de peso, ou seja, o excesso de peso afecta já metade da população portuguesa (5 milhões de pessoas), sendo que 14,2 % destes casos são casos de obesidade.
A associação refere também que “a obesidade é uma doença grave, sendo que a chamada obesidade mórbida é já a segunda causa de morte prevenível nos países desenvolvidos, depois do tabaco”.
Por outro lado, “a obesidade implica normalmente um conjunto de outras patologias igualmente graves, como a diabetes ou a hipertensão”, alerta a ADEXPO.
Prevenção e Tratamentos
Para além da prevenção, essencial desde os primeiros anos de vida, através da adopção de hábitos de vida saudáveis, a obesidade tem diferentes tratamentos, sendo um deles a cirurgia bariátrica, que devolve qualidade de vida e melhora a saúde do paciente.
Para Carlos Oliveira, Presidente da ADEXO, ” este género de campanhas junto da população são muito importantes para consciencializar as pessoas de que a obesidade é uma doença e que está a desenvolver-se a um ritmo alarmante, principalmente nas nossas crianças. Daí que a prevenção seja essencial.”
Refira-se que a associação foi criada para “garantir os direitos destes doentes na área dos tratamentos e seguros, lutar contra a descriminação de que são alvo e trabalhar na área da prevenção”.
Enquanto participante da - Comissão Nacional de Acompanhamento do Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CNATCO) onde foram concluídos os trabalhos de referenciação do doente para cirurgia, e do Conselho Consultivo da Plataforma Contra a Obesidade, que por sua vez tem a responsabilidade de referenciar os doentes que não estão indicados para cirurgia, a ADEXO alerta para o facto de “nada ter sido ainda publicado por este órgão”.
Conhecer os riscos da obesidade
A campanha “Lute contra a obesidade, escolha a vida”consiste em acções que terão lugar em diferentes praias, de Norte a Sul do país, onde serão distribuídos folhetos informativos acerca da patologia da obesidade com a intenção de promover a adopção de bons hábitos alimentares, mas haverá também distribuição de amostras de ‘smoothies’ naturais, promete a associação.
Depois de ter estado na Costa da Caparica, Espinho, Nazaré e Figueira da Foz, o Alentejo recebe a equipa da ADEXO a 6 de Agosto a Praia da Zambujeira do Mar, no dia na 7 Praia de Sines e no dia 8 de Agosto na Praia do Farol, em Vila Nova de Mil Fontes.
Já no Algarve, hoje 7 de Agosto, é a vez da Meia Praia (Lagos) seguindo-se a 8 de Agosto a Praia da Rocha (Portimão), no dia 13 a campanha desloca-se para Monte Gordo e a 14 estará na Quarteira culminando a 15 de Agosto na Praia dos Pescadores (Albufeira).
Estão ainda previstas acções na Praia do Carvalhido na Póvoa do Varzim (14 de Agosto) e no dia seguinte na Praia do Cabedelo em Viana do Castelo.
Entre as diversas actividades, a associação “trabalha para que o doente obeso em Portugal tenha condições dignas de tratamento e não seja um cidadão descriminado”.