Aula 5: 04-10-2010

Sumário:

  • Continuação da representação das peças de teatro sobre Promoção do Desporto, Actividade Física e Saúde;
  • Organização de grupos para o 3º trabalho sobre as Teorias de Aprendizagem, liderado pelo professor Paulo Castelar;
  • Apresentação e debate sobre alguns conceitos, liderada pelo professor Salomão, convidado. Por exemplo, etnografia, ética, antropologia. Apresentação do seu livro publicado no site www.Diadia.pr.gov.br

 

Deu-se continuidade á representação das peças de teatro, desta vez decorreram no auditório e terminaram nesta aula todos as representações.

No final das representações ouve alguma troca de ideias sobre alguns pormenores da realização desta tarefa e sobre as representações. Uma crítica realçada foi o facto de a maioria das peças terem andado á volta da figura do obeso e do saudável ou magro. Podia ter havido uma maior diversidade de temas e de diferentes situações, de forma a não irem quase todos ao encontro das figuras mais comuns do gordo e do magro. Ou seja faltou alguma criatividade na construção dos guiões e na personalização das personagens. Seria muito mais interessante se tivesse havido um conjunto de temas e situações variadas e distintas.

Outra das situações que foi destacado foi em relação á nossa comunicação e á forma com encaramos o nosso público, pelo facto de muitos de nós falarmos com um tom de voz baixo e pouco expressivo e também por não nos dirigirmos para o público.

O professor destacou de forma positiva o facto de um dos grupos ter utilizado a aula de Educação Física para passarem uma mensagem aos alunos.

            Passando a palavra ao professor Paulo Castelar, este explicou como se iria realizar o 3º trabalho de grupo, com o tema, Teorias da Aprendizagem e liderou a formação de grupo. O trabalho consistiu em cada grupo analisar uma das teorias da aprendizagem, realizar uma síntese dos pontos mais importante e posteriormente apresentar para a turma. Houve também uma segunda parte que foi, visionar um filme e posteriormente fazer uma análise reflexiva á luz da teoria que o nosso grupo estudou.   

Em seguido o professor Salomão, docente no Brasil, convidado pelo nosso professor Nuno falou sobre alguns temas, como por exemplo etnografia, ética, antropologia. E relatou também alguns aspectos do funcionamento das aulas de Educação Física no Brasil.

 

Cont. Resumo e Reflexão Crítica das Peças de Teatro

 

Grupo 10

“O menino gordo e o menino magro”

Os dois meninos estudavam juntos na mesma escola.

O menino magro, era viciado em praticar desporto e deixou de o fazer.

O menino gordo vai ao médico e este aconselha-o a iniciar uma prática desportiva.

Quatro semanas depois, o menino gordo que começou a praticar deporto emagreceu. E o menino magro que deixou de praticar desporto engordou.

 

Grupo 11

“Faz as tuas escolhas”

 

3 Amigos combinam o que fazer depois das aulas

O João e o Cristiano Reinaldo tentam convencer o Geleia a irem jogar futebol, mas ele não quer ir e fica em casa a jogar PS.

            O João e o Cristiano Reinaldo (CR) vai jogar futebol. O CR tem uma tontura durante o jogo. No fim do jogo vão a casa do Geleia e ele ainda continua a jogar.

Quando o João e o CR chegam a casa dele, começam a meter-se com o Geleia por ele não ter ido jogar com eles, e ele com aquela euforia toda tem uma arritmia cardíaca e fica com graves problemas de saúde.

Grupo 12

“Qual das 3 a melhor”

 Debate – tema: malefícios e benefícios da prática de desporto.

1º Entrevistado. Fazem-lhe perguntas sobre os seus hábitos em relação á prática desportiva e alimentação. O inquirido tem maus hábitos de saúde e não pratica desporto.

2º Entrevistado. Perguntam ao Diogo e ao Jorge qual é o desporto que eles gostam de fazer, e eles respondem que gostam de ir ao ginásio. Mas durante o seu treino no ginásio, optam posturas incorrectas ao realizarem os exercícios, e no fim do treino vão tomar proteínas.

3º Entrevistado. Dois rapazes que gostam de ir ao ginásio e fazem os exercícios de uma forma correcta.

 

 

Reflexão critica:

 

 

A peça de teatro que mais gosto é a peça do grupo 11 (“ Faz as tuas escolhas”). Gostei desta peça porque acho que se insere na nossa sociedade actual, e reflecte muito bem os hábitos de muitas famílias portuguesas. E é a peça mais diferente de todas as outras, porque a maioria focou-se no miúdo magro e saudável e no miúdo gordo/obeso e não saudável.

Eu acho que a mensagem conseguiu passar para os meus colegas e para mim, e acho que este tipo de estratégia funcionaria muito bem nas escolas, mas acho que podemos ser mais criativos e diversificar os temas a abordar.

Em relação á peça de teatro que eu escolhi, achei muito interessante este tema, porque também já tinha dado uma opinião parecida para o meu grupo, mas chegamos a um consenso e não foi a escolhida.

Nos nossos dias é verdade que muitas das crianças “fogem” á responsabilidade de cuidarem da sua saúde e de terem uma actividade física regular e controlada. Em alguns casos isto acontece porque os principais responsáveis são os pais, que descartam a responsabilidade da sua boa educação e de os incentivarem para a prática desportiva e de lhes proporcionarem hábitos de vida saudáveis. Mas, mesmo assim ainda existem muitas crianças e famílias exemplares e responsáveis nesses aspectos.

Com este teatro o que eu acho mais importante, seja a peça que for feita, é passar a mensagem para a criança de forma a ela mesma entender que deve tomar a iniciativa de fazer algum tipo de desporto e perder os seus maus hábitos de um vida sedentária. Porque se conseguirmos que uma criança tome uma iniciativa de pedir aos pais para os por no futebol, na natação ou em outra actividade qualquer, tudo se torna mais fácil porque a criança vai andar motivada e porque quer estar ali.