Aula 4: 30-09-2010
Sumário:
- Aula no pavilhão de ginástica artística;
- Realização de dois jogos, com o intuito de haver interacção visual e verbal dentro da turma, de forma a podermos conhecer um pouco os nossos colegas;
- Representação das várias peças de teatro sobre Promoção do Desporto, Actividade Física e Saúde, preparadas anteriormente pelos diferentes grupos.
Esta aula teve um carácter mais activo e mais prático, por isso o professor decidiu que fosse realizada no pavilhão de ginástica rítmica, onde existia mais espaço e foi mais fácil para a representação das peças de teatro.
Depois da introdução da aula e da organização feita pelo professor Nuno Corte Real, este propôs actividades, com o objectivo de conhecer-mos melhor os nossos colegas de turma. A primeira actividade consistia em encontrar colegas que nasceram na mesma cidade que eu nasci (no meu caso – Porto), aqui uma vez que encontramos algum com algo relacionado connosco podemos falar um pouco e trocar algumas impressões, depois colegas com a primeira inicial do nome igual á minha. A última foi mais dinâmica e teve a seguinte organização, todos os alunos dispersos pelo pavilhão caminhavam ao acaso, quando nos cruzávamos com um ou uma colega olhávamos nos olhos dessa pessoa e dizíamos olá ou cumprimentávamo-nos, tendo sempre que haver contacto visual olhos nos olhos.
Estas duas actividades tiveram dois objectivos principais, o primeiro foi uma espécie de actividade de “quebra-gelo”, pelo facto de termos que fazer uma representação para os colegas e existir algum nervosismo. E esta actividade fez-nos relaxar um pouco e aliviar alguma pressão acumulada antes da representação. O segundo foi também para formar alguns canais de comunicação entre a turma, desta forma podemos conhecer algumas características dos nossos colegas e socializar um pouco mais.
No final das actividades improvisamos uma espécie de palco e iniciaram-se as representações com o tema de, Promoção do Desporto, Actividade Física e Saúde.
Resumo e Reflexão Crítica das Peças de Teatro
Grupo 1
“O Zequinha”
O Zequinha está sempre a jogar computador e a falar ao telemóvel, ele é rejeitado por todos e ninguém joga futebol com ele.
Decide ir às compras, é confrontado pela “Diabo”, que lhe diz para comprar guloseimas e que ele está bem assim e pelo “Anjo” que lhe diz para ele comer coisas saudáveis porque está muito gordo. O Zequinha fica a pensar! …
Fica a questão para o público (Será que ele devia ouvir o diabo ou o anjo?).
Grupo 2
“O último a ser escolhido”
Numa turma, o Diogo é um rapaz obeso, no intervalo das aulas vão jogar futebol. Os colegas começam a fazer as equipas e o Diogo é o ultimo a ser escolhido. Durante o jogo, o Diogo nem toca na bola.
A história para, e os actores pedem para mudar a história.
Grupo 3
“O degrau e a escada”
Cena 1:
Estão dois amigos a conversar no degrau de uma escada. No dia seguinte um deles vai a casa do outro e tenta convence-lo a irem os dois correr. Como este tinha estado a beber álcool na noite anterior não quis ir e também não queria ir almoçar porque não tinha fome.
Cena 2:
Está um rapaz com limitações físicas sentado a ver uma rapariga e um rapaz a jogarem futebol, e ele sente-se triste, só e amargurado por não poder praticar desporto.
Grupo 4
“O intervalo movimentado, mas só para alguns”
No recreio da escola, todos jogam futebol, menos o “gordo” que tenta tocar na bola e não consegue e ninguém lhe passa a bola. Depois vai para a baliza.
No fim do jogo, vão todos a correr para o bar da escola, todos pedem um lanche saudável, menos o “gordo” que come muito e comida cheia de gordura e açúcar.
Grupo 5
“O convite para o lanche”
O Manel é um rapaz saudável e joga futebol. O Gil é um rapaz obeso e tem algumas dificuldades em arranjar uma namorada. O Manel tenta convencer o Gil a inscrever-se no futebol, mas a mãe não lhe dá apoio e não o quer levar para o treino.
Como o Manuel mora perto de casa do Gil e já que a sua mãe não o que levar ao treino, os pais do Manuel levam-no ao treino e trazem-no para casa.
Assim, o Gil já está a treinar e a começar a sentir melhorias do seu estado físico, e também já teve frutos no que diz respeito ás miúdas. Até já teve um convite de uma para irem lanchar.
Grupo 6
“O João Balão”
Nas aulas de educação física, os amigos do João estão sempre a gozar com ele. Quando vão fazer equipas para jogarem futebol, os seus amigos escolhem-no logo para ele ir á baliza.
A professora de educação física, tenta incutir hábitos saudáveis na vida do João, de forma que ele passe a praticar uma/s actividade/s desportiva/s de forma livre e motivado.
Grupo 7
“Odeio-me “
Um rapaz com excesso de peso que tem vergonha do seu corpo, certo dia é convidado pelos amigos para ir á praia. Mas como ele não gosta do seu corpo, por ser demasiado gordo recusa o convite.
No fim da aula de educação física, a professora diz que na próxima aula vão para a piscina, e ele como tem complexos com o seu corpo diz que não quer ir.
Fica a questão para o público (O que deve o rapaz fazer?).
Grupo 8
“O amor não tem barreiras”
O miúdo gordo queria jogar futebol, mas devido ao seu estado de reduzida mobilidade, os seus colegas rejeitaram-no. Fica deprimido e vai para casa comer chocolate.
A mãe diz-lhe que ele tem que ir ao médico, e assim foi. Foram ao médico e ele diz, que o miúdo está muito gordo e que tem que praticar desporto. Mas o miúdo não se acredita no que o médico diz.
No dia seguinte, lá se convenceu e foi correr. Durante a corrida encontrou uma miúda, e aí trocam algumas conversas.
Ao passar do tempo, começou a ter a noção que precisava de praticar desporto e ter cuidado com a alimentação, assim começou a emagrecer e depois conseguiu conquistar a miúda.
Grupo 9
“A importância do professor de educação física”
Joãozinho no seu primeiro dia de aulas, na aula de educação física falam sobre a importância do desporto e sobre alimentação saudável.
Um miúdo gordo responde, a minha mãe diz-me para eu comer para crescer. E o que eu gosto mais é ficar em casa a ver TV e a jogar PC. O seu pai diz que a educação física não é importante, porque ele também não gosta de praticar nenhuma actividade física.
Na 2ª aula de educação física, o Joãozinho começou a correr, mas fica para traz dos colegas e a professora incentiva-o para não parar.
A professora pergunta se deve confrontar os outros alunos com a situação do Joãozinho