Aula 26:  16-12-2010

 Sumário:

  

  • Introdução da aula;
  • Continuação das apresentações iniciados na aula anterior – O Emblema;
  • Momento para reflexão individual.

O professor Nuno deu início á aula e começou por falar que na 1ª ou 2ª semana de Janeiro ainda haveria aula, que seria mais que esclarecimento de eventuais duvidas para o exame. Em seguida os grupos apresentaram os seus emblemas, as características que escolheram e as respectivas actividades.

As características do professor mais destacadas foram:

 

  1. Bom pedagogo;
  2. Assertivo;
  3. Liderança;
  4. Dinâmico;
  5. Motivador.

 

Este trabalho foi importante para nós, para nos ajudar a conhecer um pouco melhor os nossos colegas, apesar de no meu casa ter sido mais difícil interagir com alguns elementos do grupo, por ser muito grande e eu ter ficado com outras tarefas. Mas a ideia foi importante e é mais uma actividade que podemos fazer, destacando sempre a importância de que no final da actividade devemos reflectir sobre a nossa acção e a nossa participação.             

No final da aula fizemos uma pequena reflexão sobre o decorrer das aulas, os pontos a destacar na aula, os pontos menos bons e algumas sugestões construtivas para melhorar.

 

Na nossa 1ª aula

 

Algumas dicas do professor para a nossa primeira aula na escola:

 

·         Trabalhar a nível d conhecimento interpessoal do grupo e com o professor, se melhorarmos a nosso comunicação com os nossos alunos e se eles também melhoraram entre eles será muito mais fácil trabalhar em grupo;

·         Realizar algumas actividades sobre as regras da sala da aula, como por exemplo como nós fizemos. Colocar os alunos a pensar e escreverem quais são as regras que eles acham importantes todos respeitarem;

·         Podemos ou não passar alguma informação, por exemplo avaliação alguns pontos do programa;

·         Devemos também tentar saber quais as perspectivas dos alunos para a disciplina.

 

 

 

Reflexão final individual

 

No primeiro dia que vi que iria ter psicologia no mestrado, pensei logo que “aquelas” aulas iriam ser do tipo, ouvir o professor e falar a aula inteira de teorias e de varias matérias, e no final decorar carradas de folhas para o exame.

Mas o professor conseguiu surpreender-me e cativar o meu interesse para as suas aulas. Já referi no início do meu trabalho, e volto a referi-lo, as actividades que realizamos nas primeiras aulas foram muito boas para poder conhecer alguns dos meus colegas e para entrar numa nova faculdade onde quase tudo era novo para mim. Desta forma, nesta disciplina consegui aproveitar algumas das actividades para conhecer novos colegas de turma e para me integrar nesta nova faculdade.

Relativamente á parte mais específica da disciplina, de um modo geral, gostei da forma como o professor abordou os diferentes temas. A dinâmica das aulas geralmente foi boa, e ternos posto em constante actividade, realização de trabalhos, apresentação recolha de informação foi muito bom, apesar de muito trabalhoso e cansativo. Apesar de no caso das teorias, no meu ver foi a parte menos boa, por termos realizado um trabalho, apresentar esse trabalho, fazer mais uma reflexão, voltar a ouvir todas as teorias dos meus colegas. Acho que gastamos muito tempo numa parte que concretamente, no meu ponto de vista não é assim tão importante. E nas últimas aulas, como as relacionadas com os estilos de vida, saúde, desporto, características do professor, poderiam ter sida abordadas com maior profundidade e com mais tempo. Porque são matérias que são mais importantes para a nossa vida profissional, e são temas mais concretos e mais realistas.

Em relação é minha participação nos trabalhos de grupo, acho que podia ser um pouco melhor. Principalmente no que diz respeito á apresentação, pelo facto de só uma vez ter feito algo para a turma toda, no caso da peça de teatro sobre a promoção do desporto e actividade física. Nesta situação, acho que correu bem e não tive muita dificuldade em representar perante o público. No caso mais concreto da apresentação dos trabalhos, as situações não se viraram muito para mim e eu fui deixando-me um pouco no meu canto. Sei que poderia ter apresentado algo para toda a turma e seria bom para eu trabalhar a comunicação e desenvolver a capacidade de lidar com o público e com alguma pressão, mas surgirão novas oportunidades e farei um esforço para dar o paço em frente. Em relação á elaboração dos documentos, estou contente com a minha participação e com o meu contributo a nível de pesquisa, síntese e discussão e com a elaboração concreta das tarefas, apesar de ter sido um grupo grande acho que trabalhamos bem.

Uma outra situação que quero destacar foi o facto de o professor ter convidado o grupo de teatro para vir á nossa aula, porque foi uma boa forma de nos por a pensar sobre o que podemos fazer para passar uma mensagem aos nossos alunos, e poderá ser uma boa ideia para projectos futuros. Também por ter convidado o seu aluno Jeremy para nos contar um pouco da sua experiencia, foi enriquecedor ele ter estado connosco e falar sobre as suas experiencias, e nos podemos aproveitar as diferenças culturais para aprender um pouco mais, e abrir novos horizontes.