Aula 23:  06-12-2010

 

Sumário:

  • Escola Inclusiva;
  • Sobredotação.

 

Reflexão

 

Nesta aula tivemos a presença do professor André Barreiros, aluno de Doutoramento na FADEUP na área da Excelência, está a realizar um estudo sobre pessoas sobredotadas.

Em 1925 Terman, refere que pessoas que tinham um QI superior a 140 eram consideradas sobredotadas, ou seja com um nível de inteligência superior á media.

Em 1962 Getzels adoptou o termo de talentoso, pessoas com QI superior a 135 eram consideradas criativas ou com uma inteligência criativa.

Na década de 90 passou a falar-se mais de construção do talento, modelos diferenciados de sobredotação e talento (Gagné, 1993).

Geralmente quando um individuo é considerado sobredotado, existe uma área em que ele se destaca mais. O papel do professor na identificação de talentos nos seus alunos é importante, porque por vezes estes alunos facilmente se desmotivam e perdem o interesse pelas aulas. Desta forma nós temos que identificar esses alunos talentosos, entender onde eles se destacam e arranjar estratégias de os motivar. Se nos depararmos com uma aluno sobredotado a nível motor, no caso de um desporto individual, podemos individualiza-lo e deixar que ele evoluo e avance nas matérias, tendo sempre cuidado com o empenho dos seus colegas e não os inferiorizar. No caso de um desporto colectivo, podemos dar responsabilidades ao aluno sobredotado, deixando-o ser uma espécie de nosso adjunto, desta forma podemos motiva-lo de outra forma. Ele pode ajudar os seus colegas a realizar um certo exercício ou actividade, facto que também é bom para os seus colegas, e para si é uma forma de se sentir útil e pode mostrar os seus dotes.

Assim, para termos uma escola inclusiva, é extremamente importante individualizar os nossos alunos, porque cada um é diferente e tem as suas dificuldades e os seus pontos fortes. Tendo em conta as suas diferenças temos o dever de realizar aulas e actividades que correspondam e se moldem de um moldo geral às suas necessidades, tendo uma turma unida integrada e com vontade de trabalhar sem excluir ninguém.

 

 

 

 

Modelo Diferenciado de Sobredotação e Talento (adaptado de Gagné, 2000)

 

       Documentos de apoio
Educacao_Inclusiva_em_Portugal.pdf (267,3 kB)
Educacao_Inclusiva.ppt (685 kB)