Aula 22: 02-12-2010
Sumário:
- “A importância do sentido da coerência”;
- Que estilo de vida tem cada um de nós?
- Actividade, “Quem está completamente satisfeito com os seus níveis de actividade física?”;
- Modelo Transteórico (TTM).
Iniciamos a aula a falar um pouco sobre a importância do sentido da querencia, o professor baseou-se no que diz Antonovsky.
No seguimento dos estilos de vida, realizamos uma actividade a titulo de exemplo que procura explicar a mudança de comportamentos. Esta actividade foi simples mas positiva, consistiu em saber quem estava satisfeito com os níveis de actividade física, dentro de uma turma de 160 alunos num curso relacionado com desporto. Foi uma resposta muito surpreendente, apenas 10 alunos levantaram o braço a revelar a sua satisfação, ou seja a maioria está insatisfeito, ou porque tem muitos trabalhos ou porque existe algo prioritário antes da actividade física, ou á vontade e não se dispõem.
Em seguida tivemos que individualmente, pensar no nosso “dia-a-dia”, identificando “passos” que podes dar para sermos mais activos fisicamente. No meu caso acho que é uma questão de organizar melhor o meu tempo e priorizar tarefas. Estabelecer um objectivo específico… Eu já me comprometi a aumentar a minha actividade física, a partir de dia 21 de Dezembro de 2010 realizar 1h de actividade física pelo menos 3 vezes por semana. Para concretizar o objectivo … Perder menos tempo no computador, principalmente com acções desnecessárias. Poso também experimentar um pedómetro para avaliar os meus passos por dia, e aumentar esse número, andando mais a pé, por exemplo ir tomar café a pé.
No final da aula falamos do Modelo Transitório (TTM).
SIC (Sentido Interno de Coerência) Antonovsky
Para A. Antonovsky o SIC (Sentido Interno de Coerência) é uma orientação global que define a capacidade com a qual um indivíduo com um persistente e dinâmico sentimento de confiança encara os (1) estímulos emanados dos meios interno ou externo de uma existência como estruturados, preditíveis e explicáveis (Significabilidade); (2) que estão ao alcance do indivíduo recursos para satisfazer as exigências colocadas por esses estímulos - (Manejabilidade); e (3) que essas exigências são desafios, capazes de catalisar o investimento e empenho do indivíduo - (Compreensibilidade) (Antonovsky, 1987: 19).
https://www.angelfire.com/ok/soc/soc-def.html
Modelo Transitório (TTM)
Teoria das Fases da Mudança…
Prochaska e DiClemente (1983)
https://www.uri.edu/research/cprc/transtheoretical.htm
Documentos de apoio