Aula 21:  29-11-2010

 

 Sumário:

 

  • Práticas promissoras;
  • O desporto e o desenvolvimento positivo das pessoas;
  • Actividade, “Procurando afinidades… melhorando o conhecimento interpessoal;
  • Estratégia para dinamizar debates.

 

Práticas promissoras

 

  • Dar responsabilidades aos alunos e ou atletas;
  • Dar formações interpares, para que os mais velhos passam orientar os mais novos;
  • Criar oportunidades de escolha onde os jovens possam eleger uma de entre várias actividades. Podem igualmente ser envolvidos no planeamento dessas actividades quando apropriado;
  • Envolver os jovens nos órgãos de decisão. Quando os jovens sentem que as suas opiniões e necessidades estão representadas no projecto do programa, sentem-se co-responsáveis pelas actividades e mais provavelmente investem nelas;
  •  

 

Desenvolvimento Positivo das pessoas

 

    Alguns princípios… 

 

  1. Contextos com significado e valor pessoal para o envolvimento de todos;
  2. Desenhados de acordo com as necessidades desenvolvimentais e as histórias de vida dos participantes;
  3. Oportunidades para o desenvolvimento social devem ser maximizadas;
  4. Autonomia e auto-regulação devem ser promovidas em todos os programas;
  5. Programas são benéficos na medida em que a aprendizagem é transferível para outros contextos.

                                    

                                           adapt. de Brustad & Parker (2005)

 Estratégias param a dinamização de debates:

 

Ponto prévio – lançar o tema… como?

 

“Chuva de ideias” – “emblema” – texto – vídeo – noticia –“teatro debate” …

 

Depois…   

 

1º)  Reflexão individual (c/ registo)

2º)  Reflexão em grupo pequeno (4/5 elementos)  com registo (1 relator)

3º)  Porta-voz de cada grupo faz síntese

4º)  Debate

5º)  Conclusões (registo) 

 

Actividade… “quebra-gelo” no auditório… uma adaptação…

 

Procurando afinidades… melhorando o conhecimento interpessoal…

 

 

1.    Faculdade de onde vêm

2.    Passatempo favorito 

3.    Um sonho

4.    Um medo

5.    Os nomes

6.    Idade

 

Este tipo de actividade ajuda a melhorar o relacionamento com os nossos colegas ou com um grupo de trabalho, existe uma abertura de canais de comunicação. Ou seja, há uma quebra da barreira da comunicação, por vezes descobrem-se afinidades e gostos similares, ajuda o conhecermos melhor com quem trabalhamos ou estudamos.

É também bom para melhorar a comunicação em público, de falar para um grupo!

 

 

 

Documentos de apoio à aula

O_que_e_o_Desenvolvimento_Positivo_da_Juventude....pdf (219 kB)

Desporto_e_Estilos_de_Vida.pdf (1,1 MB)