Aula 17: 15-11-2010
Sumário:
- Presença do professor Jeremy Yeats, relatou a sua experiencia como professor de educação física nos USA.
Reflexão sobre a aula do professor Jeremy Yeats
No seguimento das aulas de psicologia, o professor Nuno achou pertinente convidar o seu aluno que está na nossa faculdade a realizar o seu doutoramento. Jeremy é natural do Colorado – USA, licenciou-se em educação física no Hawaii e durante alguns anos leccionou em USA. Mas como não queria ser considerado como só mais um professor de EF, dito normal, e segundo a sua sociedade e a formação que era dada, os professores de EF eram considerados como maus docentes e com uma formação reduzida. Tirou um mestrado na Universidade do Colorado, em pedagogia para poder ter mais experiencia e ficar mais bem formado. Nesta universidade trabalhou alguns anos e desenvolveu alguns projectos com crianças e jovens.
Jeremy considera muito importante que como estudantes não nos devemos ligar apenas a um estabelecimento de ensino. Mas diversificar a nossa formação, porque quando nos ligamos só a uma faculdade, e fazemos o nosso percurso de formação, por vezes ganhamos mais hábitos de estudo e podemos entrar numa situação de facilitismo. Dai a sua formação ser tão diversificada, iniciando a licenciatura em USA, o mestrado no Colorado e agora o doutoramento na FADEUP. Ele diz que ao termos uma formação em várias instituições de ensino é muito vantajoso porque trabalhamos com pessoas muito diferentes e aprendemos matérias e estratégias muito diferentes de instituição para instituição.
Referiu também que quando dava aulas de EF, no aquecimento colocava música para os seus alunos, acho que se sentem mais relaxados e ficam mais dispostos e activos para a prática desportiva. Mas mesmo assim está a realizar um estudo para conseguir perceber melhor os benefícios da música nas aulas. Também fez uma pequena actividade connosco, no auditório todos nos levantamos das cadeiras e ele contou um música da sua autoria e pediu-nos para dançar… Nós como temos uma mentalidade um pouco mia fechada e somos mais tímidos ficamos quase todos um pouco parados e achamos que o homem era “maluco”. Mas eu acho positiva a sua actividade e acho que a música pode ser utilizada nas nossas aulas e pode ser muito positiva, porque ajuda a perder alguns complexos com o corpo e de se mexerem, deixa as pessoas mais livres e mais sociáveis. Acho que será uma boa estratégia para inclusão dos nossos futuros alunos, principalmente dos mais tímidos e tornar uma turma mais harmoniosa.
Eu achei que a presença do professor Jeremy foi muito positiva e enriquecedora, pelo facto de nos mostrar o seu percurso académico, que eu achei fantástico por ser tão variado e diversificado e por ter passado por várias culturas. Também me identifiquei um pouco com o seu percurso porque também já fiz um ano de ERASMUS num país que poucos queriam ir, a Roménia, e achei uma experiencia excelente também. Quando nos mostrou algumas das fotos da Universidade do Hawaii e do Colorado eu fiquei com alguma vontade de fazer como ele, mas estas coisas têm de ser bem planeadas e com o seu tempo. Retirei partido da sua apresentação e fico contente por também ter um percurso académico e variado como ele referiu e fez relevância.
COLORADO - USA
HAWAII
PORTO