Aula 12: – 28-10-2010
Sumário:
- Introdução e organização das aulas;
- Início do debate sobre as teorias, cada representante do grupo foi apresentar a síntese da sua teoria.
Iniciamos a apresentação dos trabalhos de grupo, quando os grupos que trabalharam sobre a mesma teoria terminaram as apresentações, houve um pequeno debate.
Síntese das teorias
Teoria da Personalidade
· Refere-se ao modo constante que o indivíduo pensa, sente e age.
- As emoções, a forma de se comportar;
- Relativo ao filme, verifica-se que, no caso da mónica, tinha uma grande vocação para ajudar as pessoas. Acreditava que com coragem tudo era possível. Na personalidade verifica-se a existência de saber, sentir e agir;
- O carácter, temperamento e o traço;
- O traço pode ser comum a um grupo social;
- O carácter é referente aos aspectos morais do indivíduo.
- Personalidade autoritária consiste no recorrer de um tratamento muito severo à criança, tendência de explorar as pessoas. No filme verifica-se isso nos escravos;
- Factores que são genéticos e outros ambientais;
- No filme, na parte final verifica-se que ele mata por dinheiro, ou seja, estímulo externo;
- Os estímulos provêm do meio ambiente.
Teoria do Behavourismo
- A formação do ser dá-se a partir do condicionamento, ou seja, o estímulo é provocado para a resposta que queremos;
- Ninguém mantem um comportamento se não tiver benefícios com isso;
- Muitas vezes os ganhos podem não ser positivos, ou seja, no filme o sujeito matou uma pessoa, ganhou dinheiro e com isso a mulher passou a gostar mais dele;
- Não existe genética mas sim meio;
Teoria do Desenvolvimento
- Referia que o indivíduo é moldado e esta em desequilíbrio tendo em conta o meio ambiente;
- Consumismos – não se vêem os meios para chegar aos fins;
- A escravatura influenciou a visão ou a concepção da sociedade actual e a maneira como os outros agem;
- Não é só apropriar-se do envolvimento, mas tudo o que envolve tem interacção com o indivíduo, ou seja, o meio vai ajudar o sujeito a aprender alguma coisa;
- Assimilação, acomodação e equilibração;
- Esquema – como o indivíduo esta organizado e tem o conhecimento da realidade;
- Estrutura – tem que estar vinculada para o indivíduo avançar;
- Um dado novo vai construir e reconstruir um outro esquema.
Teoria de Vygotsky
- O desenvolvimento do indivíduo está de acordo com o contexto onde está inserido, ou seja, o contexto sócio-histórico;
- A aprendizagem ocorre de fora para dentro, em que o sujeito apropria-se do meio que o rodeia a partir dos mediadores e dos significados;
- É o externo que vai formar o indivíduo;
- Concepções iguais podem ser mediadas de forma diferentes;
- A quantidade de informação com que lidamos por vezes é demais e contraditória;
- O comportamento geral humano não é facilmente explicável.
Trabalho de grupo sobre a Teoria Construtivista Sócio-histórico de Vygotsky