Aula 12:  – 28-10-2010

 

 

Sumário:

  • Introdução e organização das aulas;
  • Início do debate sobre as teorias, cada representante do grupo foi apresentar a síntese da sua teoria.

 

Iniciamos a apresentação dos trabalhos de grupo, quando os grupos que trabalharam sobre a mesma teoria terminaram as apresentações, houve um pequeno debate.

 

Síntese das teorias

Teoria da Personalidade

 

 

·        Refere-se ao modo constante que o indivíduo pensa, sente e age.

  • As emoções, a forma de se comportar;
  • Relativo ao filme, verifica-se que, no caso da mónica, tinha uma grande vocação para ajudar as pessoas. Acreditava que com coragem tudo era possível. Na personalidade verifica-se a existência de saber, sentir e agir;
  • O carácter, temperamento e o traço;
  • O traço pode ser comum a um grupo social;
  • O carácter é referente aos aspectos morais do indivíduo.
  • Personalidade autoritária consiste no recorrer de um tratamento muito severo à criança, tendência de explorar as pessoas. No filme verifica-se isso nos escravos;
  • Factores que são genéticos e outros ambientais;
  • No filme, na parte final verifica-se que ele mata por dinheiro, ou seja, estímulo externo;
  • Os estímulos provêm do meio ambiente.

 

Teoria do Behavourismo

 

 

  • A formação do ser dá-se a partir do condicionamento, ou seja, o estímulo é provocado para a resposta que queremos;
  • Ninguém mantem um comportamento se não tiver benefícios com isso;
  • Muitas vezes os ganhos podem não ser positivos, ou seja, no filme o sujeito matou uma pessoa, ganhou dinheiro e com isso a mulher passou a gostar mais dele;
  • Não existe genética mas sim meio;

 

Teoria do Desenvolvimento

 

  • Referia que o indivíduo é moldado e esta em desequilíbrio tendo em conta o meio ambiente;
  • Consumismos – não se vêem os meios para chegar aos fins;
  • A escravatura influenciou a visão ou a concepção da sociedade actual e a maneira como os outros agem;
  • Não é só apropriar-se do envolvimento, mas tudo o que envolve tem interacção com o indivíduo, ou seja, o meio vai ajudar o sujeito a aprender alguma coisa;
  • Assimilação, acomodação e equilibração;
  • Esquema – como o indivíduo esta organizado e tem o conhecimento da realidade;
  • Estrutura – tem que estar vinculada para o indivíduo avançar;
  • Um dado novo vai construir e reconstruir um outro esquema.
  •  

Teoria de Vygotsky

 

 

  •  O desenvolvimento do indivíduo está de acordo com o contexto onde está inserido, ou seja, o contexto sócio-histórico;
  • A aprendizagem ocorre de fora para dentro, em que o sujeito apropria-se do meio que o rodeia a partir dos mediadores e dos significados;
  • É o externo que vai formar o indivíduo;
  • Concepções iguais podem ser mediadas de forma diferentes;
  • A quantidade de informação com que lidamos por vezes é demais e contraditória;
  • O comportamento geral humano não é facilmente explicável.

 

Trabalho de grupo sobre a Teoria Construtivista Sócio-histórico de Vygotsky

 CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY.pdf (222,3 kB)